Pular para o conteúdo principal

Big Five - Modelo dos Cinco Fatores da Personalidade

Mas o que é personalidade?


Antes de falarmos do Big Five, vamos primeiro tentar entender o que é a personalidade. Para Allport, um dos primeiros e mais influentes pesquisadores dessa área da psicologia, a personalidade pode ser definida como a "organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seus pensamentos característicos".

Além disso, a personalidade pode ser definida como um conjunto de características de um indivíduo, como ele pensa, sente e comporta em determinadas situações, trata-se de um padrão consistente que persiste ao longo da sua vida. Assim, por serem constantes e se manterem estáveis, os traços de personalidade são o que diferem um indivíduo do outro. 

Vale lembrar que a personalidade não possui uma origem totalmente inata nem totalmente aprendida, mas sim uma interação entre o que foi herdado biologicamente com o meio no qual o indivíduo foi exposto.



Resultado de imagem para personalidade 

Big Five

O Big Five é, na psicologia, um modelo que descreve a personalidade por meio de cinco fatores a partir do método lexical (análise linguística). A origem desse modelo pode ser determinada por um conjunto de pesquisas acerca da personalidade, as quais utilizaram a análise fatorial e/ou abordagem de traços e, assim, obtiveram os cinco traços gerais e básicos da personalidade. São eles:

1) Neuroticismo


2) Extroversão

3) Abertura a experiências

4) Cordialidade/Amabilidade

5) Responsabilidade/Conscienciosidade

São esses traços que descrevem as diferenças individuais e podem explicar a conduta de cada indivíduo. Cada traço possui, ainda, uma série de facetas relacionadas entre si, as quais constituem elementos primários do traço em questão. Por exemplo, as facetas do traço cordialidade são confiança, retidão, altruísmo, complacência, modéstia, sensibilidade, ou seja, características que espera-se encontrar em pessoas com escore alto nesse fator.

Para entender melhor sobre essa abordagem da personalidade na psicologia, assista ao vídeo abaixo do canal Minutos Psíquicos, curto e bem explicativo!

https://www.youtube.com/watch?v=ZVSTxSnKUzU

Confiram os próximos posts do blog! Neles, cada traço será apresentado e abordado para uma compreensão mais detalhada do modelo Big Five.


Referências:
FLORES-MENDONZA, Carmen; COLOM, Roberto; , . Introdução à psicologia das diferenças individuais. 1 ed. São Paulo: ARTMED, 2006. 219-225 p. 

- Allport, G. W. Personalidade padrões e desenvolvimento. São Paulo: Herder; Editora da Universidade de São Paulo, 1966.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos falar de extroversão?

Uma procura rápida pela internet nos oferece um significado mais amplo e comumente utilizado do termo extroversão, aqui compreendida como: “Qualidade da pessoa que expressa facilmente seus sentimentos e é receptiva ao comportamento dos outros; Que expressa suas opiniões, ou sentimentos, com facilidade; Interesse natural pelo mundo exterior. ” (https://www.dicio.com.br/extroversao/) Segundo esses critérios, a extroversão poderia ser compreendida como uma característica pessoal, significativamente associada a um posicionamento mais desembaraçado e a uma maior facilidade de lidar com as relações interpessoais. Mas o que a psicologia tem a dizer sobre extroversão?  Vimos em outros posts que o Modelo dos Cinco Grandes/Big Five compreende a personalidade como um conjunto de traços constantes e estáveis ao longo do tempo. Aqui, a extroversão figuraria como um desses traços, e sua definição é bastante semelhante àquela do dicionário.  Para o Big Five, pessoas

Equipe

Atualmente, nossa equipe é composta por estudantes do 4º período de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Aline Birindiba Ariel de Andrade Daniel Souza Matheus Ferreira de Castro